UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA REDE NANOBIOMG

0

REDE MINEIRA DE PESQUISAS EM NANOBIOTECNOLOGIA 

A nanotecnologia aplicada às ciências da vida apresenta diversas potencialidades, dentre elas, que os efeitos colaterais de medicamentos sejam reduzidos, que fármacos sejam transportados de maneira direcionada, e que doses controladas de certas substâncias sejam liberadas no organismo em um intervalo de tempo predeterminado. Em Minas Gerais, a integração entre especialistas e melhoria de infra-estrutura aconteceu em 2002, com a formação da Rede Mineira de Pesquisas em Nanobiotecnologia. Novos equipamentos foram adquiridos e os já utilizados em cada centro de pesquisa passaram a ser compartilhados entre os membros da rede.

A reportagem: “Nanobiotecnologia: rede abre caminho para a troca de informações”, publicada na Revista Minas Faz Ciências, da FAPEMIG, relata um pouco do inicio da Rede Nanobiomg e traz entrevistas com alguns dos integrantes. 

A publicação “Crescimento monitorado”, da mesma revista, aborda o processo de avaliação após cinco da criação do Programa de Apoio a Redes de Pesquisa da FAPEMIG. 

Valbert e Mônica

Dr. Valbert Nascimento Cardoso e Dra. Mônica Cristina de Oliveira, pesquisadores da Rede NANOBIOMG.

Valbert

Prof. Valbert opera um calibrador de dose, aparelho que identifica a radiação presente nos radiofármacos.

Compartilhar.

Sobre o autor

Deixar uma resposta