Laboratório de Pesquisa e Banco de Tumores e Tecidos


logo 2

BANCO DE TUMORES E TECIDOS

O que é um biobanco?

Uma instituição pública ou privada, sem fins lucrativos que, consiste em um arquivo de material biológico humano e informações associadas, cedidas voluntariamente para fins de pesquisa. Onde se assegura o tratamento ético e moral, bem como a viabilidade das amostras biológicas e qualidade dos dados clínicos associados.

O Banco de Tumores e Tecidos

O Banco de Tumores e Tecidos (BTT) do Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG) do Hospital das Clínicas da UFMG, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG – COEP em 2010 e inaugurado em 2011, foi constituído de acordo com as normas e regulamentações éticas vigentes para biobancos, dentre as quais destacam-se a Resolução CNS 466/12, Resolução CNS 441/11 e Portaria n. 2.201/11.

O BTT representa uma atividade multiprofissional incremental para catalogação de material biológico humano (espécimes, amostras de tecido e alíquotas de material original (sangue ou fluidos corporais) e seus componentes fracionados) e informações associadas, fundamentalmente para pesquisa, sob responsabilidade e gerenciamento institucional, sem fins comerciais.

O biobanco permite a criação de um banco de dados estruturado com valor estatisticamente significativo para a pesquisa, que favorecerá a pacientes específicos e a população como um todo. Constitui uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento da medicina e da investigação, permite subsidiar estudos de diversas doenças com forte impacto na saúde e abre portas para a identificação de novos testes de diagnóstico e prognóstico, além de novos alvos terapêuticos.

Os recursos financeiros destinados à implantação do BTT, provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG), fomentam também seu desenvolvimento contínuo e as pesquisas biomédicas.

O Laboratório de Pesquisa do IAG, onde localiza-se o biobanco, atua em parceria com o Laboratório de Anatomia Patológica do IAG e Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina da UFMG. Os laboratórios possuem toda a infra-estrutura necessária à rotina operacional do BTT e para o desenvolvimento de estudos que envolvam a biologia celular, molecular, dentre outras ferramentas.

Organograma

Integrantes da equipe:

I. Conselho Gestor:

Responsável Geral pelo Biobanco/Investigador Principal: Prof. Dr. Luiz Gonzaga Vaz Coelho

Gerência Geral/Pesquisadora: Msc. Karine Sampaio Lima (Doutoranda UFMG)

II. Patologistas/Pesquisadores:

Profa. Dra. Mônica Demas Álvares Cabral

Prof. Dr. Alfredo JA Barbosa

III. Responsáveis pelo Recrutamento de Pacientes:

Dr. Frederico Passos Marinho

Bolsistas de Iniciação Científica (IC) da FM-UFMG

IV. Responsáveis pela Coleta de Material Biológico:

Bianca Della Croce V. Cota/Pesquisadora (Mestranda UFMG)

Raissa Iglesias F. A. Passos/Pesquisadora (Bolsista CNPq)

Endoscopistas do IAG e Residentes dos Grupos de Coleta

V. Técnicas em Anatomia Patológica:

Luciene Simone Prado

Estrutura Física e Equipamentos

A infraestrutura do IAG disponível ao BTT dispõe de: recepção/ambulatório, sala de espera, consultórios, centro cirúrgico, enfermagem, sala administrativa e arquivo do BTT, Laboratório de Pesquisa/BTT e Laboratório de Anatomia Patológica, em condições de atender a todas as especificidades e necessidades do biobanco, além de contar com todo o apoio e infra-estrutura do Hospital das Clínicas. Toda logística do BTT opera no mesmo andar do Hospital das Clínicas (2º andar – Ala Oeste), com exceção do centro cirúrgico localizado alguns andares acima, oferecendo agilidade e eficiência nos processos internos.

O Laboratório de Pesquisa conta com:

Captura de Tela 2014-09-26 às 03.03.07

Os Laboratórios de Anatomia Patológica contam com:

Captura de Tela 2014-09-26 às 03.03.20

 

Localização

Instituição: Hospital das Clínicas-UFMG
Departamento: Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG)
Setor: Laboratório de Pesquisa/ Banco de Tumores e Tecidos 
Endereço: Av. Professor Alfredo Balena nº110/2º andar – sala 227 – Ala Oeste. Santa Efigênia.
Belo Horizonte/MG, CEP: 30130-100.
Telefone: (31) 3409-9405